Bicicletas, patinetes, motos e carros elétricos circulando pelas ruas é uma cena cada vez mais comum em cidades brasileiras. O interesse pelos transportes movidos à eletricidade vem aumentando nos últimos anos, influenciado por fatores como o isolamento social devido à pandemia e às constantes altas no preço dos combustíveis, além da maior preocupação dos cidadãos em reduzir os impactos negativos no meio ambiente.
A mobilidade elétrica se tornou uma alternativa para economizar e reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e o setor imobiliário está de olho nessas transformações sociais e no comportamento do consumidor. Em Sorocaba, já existem empreendimentos que acompanham a tendência da eletromobilidade, oferecendo espaços pensados exclusivamente para atender quem tem um desses equipamentos e incentivar o uso dos transportes mais sustentáveis.
Um condomínio de apartamentos, localizado no Parque dos Ingleses, é um dos empreendimentos que entregará esse diferencial aos seus moradores. Em fase de obras, além de oferecer um complexo de lazer com mais de 20 itens, o projeto contempla o carregador para carro elétrico, patinete e bike na área comum do condomínio.
“Nossa construtora, que atua no mercado imobiliário há 18 anos, está sempre estudando o comportamento dos consumidores para lançar empreendimentos que estejam alinhados às necessidades futuras das pessoas, trazendo praticidade ao dia a dia. A mobilidade elétrica é uma tendência que não pode ser ignorada, tanto do aspecto da economia quanto da sustentabilidade”, explica Vanessa Domingues, gerente de marketing da construtora.
Outro empreendimento, recém-lançado no Parque Campolim, foi projetado para atender aos adeptos da eletromobilidade. O condomínio de apartamentos de alto padrão contará com estações onde os moradores poderão recarregar seus carros, bicicletas e patinetes elétricos.
“Com um espaço próprio para a recarga no condomínio, o morador tem mais conforto e segurança, pois é uma infraestrutura preparada para isso, evitando danos para o prédio, os equipamentos e, principalmente, para o usuário. Além disso, os carregadores têm controle de acesso, entrando em funcionamento mediante à identificação do morador”, explica Vanessa.